domingo, 13 de dezembro de 2015

7 danças tradicionais do Algarve


O 'Corridinho' é a dança tradicional mais popularizada e associada ao Algarve, mas os movimentos acelerados da música e os trajes coloridos proporcionam muitos outros corropios ondulantes. O InAlgarve foi à procura desses movimentos tradicionais que se podem encontrar na região num encontro entre a influência de outros povos e a imaginação dos algarvios para lhes imprimir a sua alma e a sua tradição.
 
Corridinho
 
O Corridinho surge nos primeiros anos do século XX. Este género musical teve origem na Europa oriental e foi trazida para o Algarve por um espanhol Lorenzo Alvarez Garvia para cortejar a louletana Maria da Conceição, dedicando-lhe a polca La Azucena.
 
A rápida popularização do acordeão, que chegou à região nos finais do século XIX, veio enriquecer os reportórios tradicionais das danças de salão da época - polcas e mazurcas -, que passam a ser interpretadas nos bailaricos do campo. É da sua reinvenção e reinterpretação que nasce o corridinho. 
 
Para entrar nesta dança. os pares sempre agarrados formam uma roda, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Ao girar da roda, os pares evoluem de lado e a certa altura, quando a música repica, os pés batem no chão com vigor, parando a roda para prosseguir logo de seguida.
 
Bailes de Roda
 
Neste género de dança, há inúmeras músicas que lhe dão vida como 'Tia Anica de Loulé', a 'Amendoeira', a 'Libra' ou o 'Papelinho'.
 
Baile Mandado
 
De influência francesa, neste baile, quem dita o ritmo dos pares é o mandador, ao mesmo tempo que conta ums história em rima ou uma quadra satírica. A dança pode manter-se por tempo indeterminado, assim tenha a resistência dos bailarinos e a inspiração de quem manda.
 
Balso Marcado ou Balso Rasteiro
 
O Balso é um género de valsa amarzucada, inspirado no original alemão. Num ritmo relativamente baixo em relação a outras danças, os pares dançam numa roda em passos certos que se repetem ao longo da música.
 
Chotiça ou Xotiça
 
A chotiça nasceu no seio da região alemã da Boémia e popularizou-se com o aparecimento do acordeão na música. Com um ritmo binário ou quaternário, assumiu várias expressões em diversos pontos da Europa. No Algarve foi introduzida como dança de salão.
 
Seguidilhas
 
Estas danças são muito típicas em Vila Real de Santo António e da zona interior do Baixo Alentejo. De inspiração espanhola, foram reinventadas e apresentam características únicas.
 
Balso Pulado
 
Esta espécie de polca continua a ser muito interpretada por alguns ranchos folclóricos nas suas atuações.

Sem comentários:

Enviar um comentário