terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Natal não passa sem doces tradicionais


Se há algo que não pode faltar no Natal são os doces, de preferência uma mesa bem recheada dos mais tradicionais sabores. E se o bolo-rei não pode faltar, as mesas algarvias enchem-se de iguarias típicas da época que evocam os melhores produtos da região.
 
O figo e a amêndoa são dois dos sabores presentes na mesa de Natal, apresentados nas mais diversas receitas. Há estrelas, queijos de figo, lado a lado com bolos de amêndoa ou o morgado típico de Lagos. E se a preferência for para pastéis, há de figo, amêndoa, de gema de ovos ou de massa amêndoa e caramelo, típicos da zona de Tavira ou de massa tenra recheados com amêndoa, batata-doce, grão ou gila, que se podem encontrar em Olhão.
 
Se já está com água na boca, então avisamos que a gula vai aumentar. Há ainda os deliciosos bolos de mel, as fatias douradas, as 'empanadilhas' ou azevias, as filhós de canudo ou enroladas, os brinhóis, que não dispensam o vinho do Porto, os tão típicos e aconchegantes dons-rodrigos. 
 

Diz-se que "o Natal é quando um homem quiser", mas também há a certeza que há doces que têm um sabor especial nesta quadra.

Sem comentários:

Enviar um comentário