terça-feira, 21 de junho de 2016

12 melhores spots para fazer surf


O Algarve não é só procurado por quem gosta de praias com águas tranquilas, mas também por quem gosta de surfar as ondas. E há praias que cativam muitos turistas para a prática desta e de outras modalidades aquáticas, em particular na Costa Vicentina. A pensar neles, a revista espanhola especializada 'Surf Rules' elegeu os 12 melhores spots para manobras radicais, não só no verão, mas também em qualquer época do ano. 
Lagos é a primeira sugestão, por ser ponto de partida para cruzeiros de observação de aves ou golfinhos, além de ser uma zona onde praticam desportos como caiaque, surf, windsurf, kitesurf, paddle ou mergulho subaquático.  
"Sagres é um destino muito conhecido para a prática de surf" escreve a revista, acrescentando que "oferece excelentes condições de ondas durante todo o ano" e que "é um destino de surf ideal para surfistas de todos os níveis". 
Em Aljezur, as opções são várias. A praia da Amoreira entra neste roteiro por ser uma zona que oferece "ondas da direita e da esquerda" e recomendada para surfistas de todos os níveis. A praia da Arrifana é também uma recomendação por ser "um dos spots mais consistentes de toda a Europa". Aqui podem existir grandes ondas mais aconselhadas a surfistas com muita experiência. Já a praia da Carrapateira "pode ser um local de classe mundial quando reúne boas condições" e não é uma praia muito frequentada. 
Nesta zona, também a praia do Monte Clérigo merece destaque, funcionado melhor "com a maré média". A praia do Amado é descrita como "uma das mais belas e populares praias do sul", sendo muito concorrida no verão e funcionando bem como "todas as marés". "Muito consistente" é também a praia da Bordeira, outra das praias aconselhadas. 
A praia do Beliche, em Sagres, muito protegida do vento, é outra recomendação, tal como a praia do Tonel, por ser um "spot muito consistente com boas ondas". Ainda em Vila do Bispo, destacam-se a praia do Castelejo, mais frequentada no verão e a Praia da Cordoama por ser popular e por funcionar para a prática de surf em todas as marés. 

O Dia Mundial do Surf é todos os anos assinalado por altura do Solstício de verão. Este ano, foi comemorado a 20 de junho, dia que marcou também o arranque da estação estival.

Sem comentários:

Enviar um comentário