Não nasceu no Algarve, mas foi aqui que se sentiu a tranquilidade para desenvolver parte da sua obra. David Croft, britânico de naturalidade, teve casa em Tavira durante mais de 30 anos e, desde 2004, aí assentou residência com a sua esposa, até falecer em 2011. O nome pode dizer pouco, mas se falarmos da série 'Allo Allo', já temos um caminho.
David Croft foi co-autor de uma das maiores séries de sucesso do Reino Unido e do mundo. A sua casa de Tavira foi o refúgio ideal para David e o companheiro de escrita Jeremy Lloyd darem história a pelo menos três episódios e alinhavarem muitos outros da mítica série de humor britânico que satirizou toda a II Segunda Guerra Mundial. 'Allo Allo' retratava a vida da pacata vila francesa Nouvion durante a ocupação alemã a França. A ação central rodava em torno de um café, pertencente à personagem principal René, onde se cruzavam militares alemães, resistentes franceses, aviadores ingleses fugitivos, polícias muito duvidosos ou até falsos vendedores de cebolas.
De Tavira, David não preservou apenas a tranquilidade. Foi nesta localidade que conheceu um jardineiro, que veio a servir de inspiração para o falso polícia inglês da série. O jardineiro falava um inglês perfeito, mas o sotaque tornava a compreensão quase impossível. Tal como o polícia que falava muito bem francês, mas de uma forma tão estanha que se tornava tão caricato, quanto incompreensível, sendo uma das personagens mais divertidas de toda a série. E o que foi apenas uma inspiração, ficou para sempre celebrada no humor britânico.
David Croft, argumentista e produtor, faleceu a 27 de setembro de 2011 no local que escolheu para viver e tanta inspiração e tranquilidade trouxe à sua vida: Tavira.
Sem comentários:
Enviar um comentário